como arrumar a mala de viagem das crianças
Sweetest photo by Olli Ella

Feriado á vista e tudo o que você quer é levar a criançada para a casa de campo, praia, hotel fazenda, algum lugar onde elas possam brincar muito e gastar bastante energia. Mas independente do destino, uma grande dúvida paira sobre a cabeça das mães a respeito de como arrumar a mala de viagem das crianças, de forma que não falte absolutamente nada para elas. Porque diferente de nós, adultos, as crianças não tem essa facilidade em se adaptar ao calor e frio, ao esquecimento da escova de dentes, do protetor solar, enfim… uma série de itens que se esquecidos, podem gerar um grande problema para sua viagem. Portanto, com este medo presente, as mães tendem a exagerar (só um pouquinho) quando se trata de arrumar a mala dos pequenos.

Meu foco é arrumar a mala das mães, todavia neste último mês além de arrumar a mala das mães, também arrumei de seus filhos e, confesso que gostei bastante do processo. Além das fofuras terem vontade de ajudar (não tem coisa mais fofa do que ver uma criancinha com uma camisetinha toda enrolada/embolada na mão: “Tia, é assim que você faz?” ou então quando trazem a fantasia para eu dobrar! Amei muito esses momentos!), eu entendi um pouco melhor porque as mães exageram tanto na hora de organizar a mala das crianças. Porque, além de existir uma grande insegurança em esquecer algo, mães tem uma demanda enorme em casa. Mesmo que tenham toda uma estrutura para ajudá-las, são muitas tarefas. Se juntarmos as inseguranças com as tarefas, como resultado teremos uma mala cheia de excessos.

Aprenda como viajar apenas com uma mala de mão

Então, meu papel, além de montar as roupas, foi de ajudá-las a clarear a mente (sempre cheia), consequentemente, pensando melhor na viagem e levando somente aquele excesso necessário.

Aprenda aqui como arrumar a mala de viagem das crianças

Como ajudei estas mães:

Primeiramente, devemos lembrar que existem alguns fatores muito importantes a serem considerados:

– Crianças crescem rápido e dessa forma acabam perdendo muitas roupas, é bacana levar na viagem (se a temperatura permitir) roupas que ela vai perder em pouco tempo;

-Independente da idade, elas se sujam! Você não vai querer que seus filhos fiquem o dia todo sujos de comida, de tinta ou de terra, certo? Levar trocas de roupas para o meio do dia é de extrema importância.

– Quando ainda usam fraldas ou estão iniciando na papinha, a tendência é se sujar ainda mais. Recomendo 2 trocas de roupa, nestes casos.

Packing cubes irão facilitar sua vida. Uma vez que, você consegue manter uma ordem dentro da mala, você vai sentir que consegue manter a ordem de tudo.

Feitas as devidas considerações, vamos ao que interessa:

– Análise da programação da viagem

Anote em uma folha de papel, caderno ou até mesmo no seu celular:

  • Previsão do tempo?
  • O que já está programado?
  • Irão passar o dia todo passeando?
  • As crianças jantarão sempre com o casal?
  • Poderão lavar as roupas?

– Separar os conjuntos de roupas completos e enrolar juntos

Guardar as roupas em rolinhos ou retângulos economiza bastante espaço, portanto sempre opto por guardá-las na mala, de uma maneira ou de outra. Como as roupas das crianças são pequenas, selecionei o look, juntei todas as peças e enrolei (tudo junto).

Observação: essa técnica de enrolar junto só vale até 4 anos de idade, depois as roupas começam a ficar maiores e vale mais a pena fazer rolinhos ou retângulos individuais.

– Possibilidade de compras, menos roupas extras

Se a família está indo para algum lugar onde farão compras para as crianças, ao invés de levar um look extra para cada dia, escolho roupas extras para 60% dos dias, ficando um espaço razoável para as compras. Faz sentido, certo?

– Se tiver possibilidade de lavar, 1 pijama para cada 2 dias.

Claro, que isso depende de algumas exceções, por exemplo para bebezinhos com menos de 1 ano, o ideal seria 1 pijama para cada dia, porque ainda existe uma grande possibilidade de vazar a noite ou regurgitar. Contudo, se este não é o caso dos seus filhos, não há necessidade de levar um pijama para cada dia. Lembra daquele ditado: “de grão em grão a galinha enche o papo” ? De pijama em pijama você também pode encher a mala de excessos.

– Itens de higiene + remédios

Assim como seus itens de higiene + remédios pesam, os itens de higiene infantis também irão pesar (os remédios, mais ainda.). Portanto lembre-se de levar embalagens pequenas que serão utilizadas e descartadas na viagem. Todavia, se você quiser comprar estes itens no destino, leve uma embalagem pequena para garantir pelo menos 3 dias de uso. Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto e não consiga comprar, você terá os produtos que precisa.

– Fraldas

Calcule a quantidade de trocas diárias que a criança precisa, acrescente mais 1 ou 2 e terá seu número. Digo para acrescentar 1 ou 2, pois estarão em um local diferente do usual e imprevistos podem acontecer.

– Roupas e sapatos (no caso de crianças acima de 1 ano)

1 roupa completa por dia (contando com fralda ou calcinha/cueca e meias);

1 roupa completa extra por dia (sempre lembrando do tópico das compras);

2 conjuntinhos de moletom ou plush;

1 casaco quente;

1 pijama a cada 2 dias;

– 3 sapatos:  sendo 1 tênis, 1 sapato arrumadinho, 1 chinelinho ou crocs (lembre-se se levar os sapatos mais confortáveis, caso contrário, elas só vão querer usar crocs!)

2 a 3 roupas de banho: no caso de a viagem não ser para a praia, sempre tem uma piscina que as crianças querem entrar!  Estas peças você consegue lavá-las no banho e secam muito rápido. Não há necessidade de levar um por dia.

– 1 boné, chapéu ou gorro (no caso de frio).

Existem muitas dicas de como arrumar a mala de viagem das crianças, onde é montado um checklist com a quantidade exata de peças, no entanto eu acredito que estas quantidades são muito individuais de cada mãe e cada criança. Cada um tem suas necessidades.

Descubra 10 erros para não cometer na sua mala de viagem

Espero que estas dicas ajudem você que está cheia de tarefas e ainda precisa arrumar a mala de viagem das crianças! Uma dica de expert: coloque na sua lista de tarefas e separe um tempo exclusivo para isto. Faça seu próprio checklist, confie em você mesma e a mala estará pronta antes mesmo que perceba! Afinal, no fim tudo dá certo, não é mesmo?

Boa sorte!

Até a próxima!

Lívia.

One thought on “Como arrumar a mala de viagem das crianças”

  1. Me identifiquei com o texto!!! rsrsrsrs!!! Funcionou super aqui em casa!! agora vou tentar fazer sozinha! beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *