Aprenda como organizar a mala de viagem para sua próxima maratona.
Special thanks to Lulu Lemon

Se fazer uma mala para uma viagem de férias, tem suas peculiaridades, pense fazer uma mala para algo que você se dedicou por tanto tempo, sentiu tantas dores, vem preparando seu psicológico há meses para conseguir cruzar a barreira dos 35km (quando as dores de fato começam a aumentar), vem fazendo dieta, suplementação, liberação miofascial… é muita ansiedade, não é mesmo? Essa mala é muito esperada! Talvez não seja a maior mala da sua vida, para alguns é apenas uma mala de mão, mas com certeza é a mala a qual você vai mais se dedicar. E eu, como corredora apaixonada que sou, não poderia me esquecer de vocês, meus colegas de pista.

Sendo assim, aproveitando que no próximo Domingo, 13 de Outubro, acontece a Maratona de Chicago, uma das majors marathons, me reuni com uma amiga, corredora e maratonista, Noelle Pessoa, para dar as melhores dicas sobre como organizar a mala de viagem para uma maratona, de forma descomplicada e a prova de erros.

Existem coisas que não queremos nem imaginar, certo? Por exemplo, esquecer o tênis, ou a roupa da prova, ou a suplementação. Só de imaginar, já dá um frio na barriga! Porém, de acordo com a Noelle, esse frio na barriga existe, mas caso aconteça não é o fim do mundo. Não se desespere e prejudique seu psicológico por conta destes esquecimentos.

“Nos Estados Unidos é bem mais fácil, em cada esquina tem um Wallgreens, GNC e lojas de esporte que vendem todos os produtos que você precisa e, muitas vezes, os mesmos que você usa no Brasil.”

Noelle, sobre encontrar suplementos e itens de farmácia necessários para a maratona.

O que nos leva ao 1 item da nossa lista:

1. CHECK LIST

Noelle recomenda intensamente que façam um check-list de tudo que precisam levar para a prova.

De forma simples, faça uma planilha no excel com absolutamente todos os itens que você vai precisar. Quando for montar a mala, vá ticando estes itens, é bem mais certo que você não se esqueça de nada.

Muitas assessorias fazem uma reunião antes das maratonas e entregam estes check lists. Veja com seu treinador!

2. Monitore o clima do local e esteja preparado para mudanças.

Essa época do ano, o clima pode ser bem instável, então vá monitorando as temperaturas e suas mudanças para evitar surpresas no dia da prova. Como não é recomendado correr 42km com roupas novas, sempre leve duas opções. Uma para a temperatura esperada e outra, caso o tempo vire. E um segredo assustador, mas que muitos maratonistas viveram na pele é: esteja preparado para a mudança e temperatura DURANTE a prova. Sim, o clima pode mudar durante seu percurso. Mas como diria a própria Noelle:

“Sem stress! Se precisar de algo, vá até a Marshalls mais próxima e compre algo lá.”

Noelle, sobre a mudança de temperatura.

Quando ela diz Marshalls (loja de descontos), é porque você pode querer descartar a roupa que está usando durante a prova. Afinal, você não vai correr uma grande quilometragem com algo te incomodando, caso haja necessidade, você vai precisar descartar aquela peça. Porém, antes que você sofra com esta notícia, saiba que este é um costume em maratonas pelo mundo e existem equipes, da própria prova, que recolhem os itens descartados e doam todos para abrigos e pessoas necessitadas. Logo, não é de todo ruim descartar aquele agasalho no meio da prova.

3. Carregadores

São fundamentais, certo? Afinal de contas, sem eles nada funcionará. Certifique-se de levar todos os carregadores que precisa: relógio, fones de ouvido, ipod, celular, etc. Veja todos os eletrônicos que irá precisar e confira os carregadores. Lembre-se também de levar um adaptador universal, ou um adaptador que sirva no local de destino. A entrada USB da televisão, pode não ser tão confiável, sendo assim, prefira os adaptadores! Mesmo que seus aparelhos estejam carregadíssimos, na noite anterior a prova, carregue-os novamente. Serão pelo menos 2:55 horas utilizandoos sem parar.

4. Cinto de utilidades (do batman)

Algumas pessoas chamam de cinta de suplementação/hidratação, mas no cinto da Noelle vão tantas coisas que preferimos chamar, carinhosamente, de cinto de utilidades do Batman (inclusive maior parte da suplementação dela vai nos bolsos do short, mas falaremos disso mais pra frente.). Com certeza, este tipo de cinto é indispensável em sua mala para a maratona. Porque, mesmo que a prova tenha toda a estrutura necessária, não se sabe o que pode acontecer durante o percurso, portanto neste cinto vai: dinheiro, cartão de crédito, documento com foto, suplementação (se necessário) e celular, caso você corra com ele.

5. Creme anti atrito (chamois) ou vaselina

Mais um item que não pode ser deixado para trás! Quem já teve alguma assadura derivada da corrida sabe como incomoda e desconcentra, não é mesmo? Portanto creme anti atrito ou vaselina, são itens indispensáveis em sua mala. Minha recomendação é levar aquele produto que já está acostumado a usar. Como falo nesta matéria, não indico levar produtos em suas embalagens originais, então se você tem apego ao seu chamois, coloque em um recipiente menor (até 100ml) e leve em sua mala de mão. Entretanto, caso esqueça, vá até a farmácia mais próxima e compre vaselina pura, como essa aqui.

{ Se o seu chamois acabou existem duas marcas que, eu e meu marido, utilizamos e gostamos muito a Pinkcheeks e a Solifes. Estes dois tem meu selo de garantia, pode confiar! }

6. Suplementação

Uma etapa muito importante da prova, certo? Uma vez que, não existe nenhuma restrição em levar cápsulas ou gel energético na sua mala de mão, minha dica é que leve todos daqui mesmo e, claro, na sua bagagem de mão. A menos que, no destino tenha exatamente o produto o qual já faz uso e você prefira comprar lá. No caso de levá-los daqui, fica a dúvida: “como embalar?”; separados por dia (antecedentes a prova, dia da prova), em saquinhos ziplocks pequenos. Porque depois de utilizá-los poderá descartar o ziplock, ou, caso os saquinhos retornem com você, ocuparão muito pouco espaço e praticamente, não influenciarão no peso da sua bagagem. #sempesoextra

*CURIOSIDADE: Como funciona a suplementação da Noelle?

Noelle gosta de levar seus suplementos na mala de mão e da maneira que descrevo acima, além disso, ela escreve com caneta permanente o respectivo dia em cada saquinho. Durante o percurso ela suplementa com gel e cápsulas. Com fita micropore ela prende a respectiva cápsula ao gel e guarda nos bolsos de sua bermuda, sempre com a cápsula para fora pois se em contato com o corpo a cápsula pode derreter.

7. Roupas

Quem acompanha esta minha querida amiga no instagram, já sabe que seus looks são pra lá de estilosos. Como ela mesma disse: “Gosto de look todo combinando! Óculos combinando com a roupa, adoro!”; mas, se você não a acompanha, eu posso te garantir que é a mais pura verdade! Pois então, o que levar para este tipo de prova? Separe toda a roupa que você pensa em utilizar no dia da prova em cima da cama, para ajudar que não se esqueça de nada. Lembre-se que, além de blusa, short ou calça e tênis, você também precisa separar: top, meias (compressão ou não), óculos, relógio, fones de ouvido, cinto de utilidades, viseira ou faixa, elástico para cabelo e uma peça íntima (caso utilize).

Dicas da Noelle:
“Ao invés de levar um casaco, leve manguitos! Se ficar calor durante a prova é só abaixá-los.”

“Para se manter aquecido antes da largada, de uma forma barata e eficaz, leve ou compre, um saco de lixo preto de 100L, corte ao meio e faça uma espécie de capa!”

Normalmente, no dia anterior a prova os corredores saem para um trote, leve uma roupa de ginástica extra para este momento. Se tiver previsão de chuva, leve também um tênis extra, assim não correrá o risco de molhar o tênis da prova.

8. Sapatos

Pois, se em uma viagem de férias, eu mal recomendo que leve saltos altos, em uma viagem com maratona, essa recomendação se reduz a zero. Salvo, tenha algum evento, ou vá trabalhar, não há necessidade de levar um salto alto sequer. Talvez um salto bloco (até 4cm) para aquele jantarzinho especial de comemoração (que só ocorrerá quando você conseguir andar novamente). Principalmente se for sua primeira maratona, as dores vão te dominar e salto alto é a última coisa que você vai querer ver. Portanto, este seu fiel escudeiro será apenas um peso extra na sua mala, sendo assim, deixe-o em casa. #sempesoextra

9. Mala de mão

O item que você está esperando desde o início dessa matéria sobre como organizar a mala de viagem para uma maratona, não é mesmo? O que levar na mala de mão? O que a expert em provas de corrida e maratonas fora do Brasil, Noelle Pessoa, contou sobre a mala dela? Pois vou te contar agora!

O que levar na mala de mão:

– A roupa que separou para realizar a prova, o que inclui: blusa, short ou calça, top, meias (compressão ou não), óculos, relógio, fones de ouvido, cinto de utilidades, viseira ou faixa, elástico para cabelo e uma peça íntima (caso utilize).

Tênis que vai usar para correr a prova;

– Casaco ou manguito;

– Roupa extra para o trote do dia anterior;

Suplementação necessária;

Carregadores;

Documentação necessária para retirar o kit, impressa.

Simples, não é mesmo?

Simples e a prova de erros você aprendeu como organizar a mala de viagem para uma maratona. Agora, me conte, você está on #roadtochicago? Ou essas dicas lhe serão úteis somente ano que vem?

Até a próxima!

Lívia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *