Em apenas 5 etapas vou te ensinar como alcançar esse sucesso.

aprenda a estratégia para montar looks na mala de viagem
Via STIL Blog

Você tem dificuldade em pensar exatamente o que vai usar em uma viagem? Quando tenta organizar os conjuntos diz para si mesma: “Eu não tenho paciência.”; “Eu não tenho tempo.”; ou então “Eu sei as roupas que combinam. Não preciso montar os looks para a mala, monto lá de acordo com meu humor.” E quando você está no destino seu humor é o MAL humor porque você está com pressa para sair, não quer pensar, acaba vestindo qualquer coisa e aquela combinação linda que você tinha criado, nunca será usada. Acredite, todas nós já passamos por isso!

Depois de muito MAL humor eu entendi que coordenar os looks é essencial (por incrível que pareça, um dia já detestei fazer isso. Saiba mais aqui) para a saúde mental, minha e dos meus companheiros. Portanto, criei uma estratégia para montar os looks na mala de viagem com mais eficiência. Afinal, de nada adianta combinar as roupas se não o fizermos de forma eficiente e prática, não é mesmo? Então, se você ainda passa por isso mas mesmo assim continua fazendo tudo igual, fique comigo até o final deste artigo. Vou te ensinar como ter tempo e paciência para fazer esta preparação antes da viagem.

O segredo da preparação

A chave para isto se resume em apenas uma palavra: planejamento. Pode parecer assustador agora, porém com a evolução da leitura verá que não é bem assim.

Caso esteja pensando que você é uma daquelas pessoas que não gosta de planejar ou, simplesmente, não consegue fazer, não se preocupe. Vamos fazer de uma forma tão simples e natural, quando perceber já estará feito.

Vamos trabalhar em etapas para que você consiga executar esta estratégia sem complicações.

São 5 etapas:

  1. Qual o destino?
  2. Qual a previsão do tempo?
  3. Quantos dias?
  4. Qual a programação da sua viagem?
  5. Montagem de looks.

Antes de seguirmos em frente, vamos destrinchar a etapa 4:

( Nesta etapa é bom anotar tudo em um papel para não se perder)

Destrinchando a Etapa 4:

  • Quantos dias e quantas noites?
  • Quantos restaurantes bacanas?
    • Quantos de dia?
    • Quantos de noite?
  • Algum passeio especial? (Vinícola, barco, bicicleta, praia, beachclub…)
  • Algum evento especial? (casamento, noivado, festa de aniversário…)

Assim sendo, respondidas essas perguntas, podemos partir para a etapa mais esperada do artigo: A estratégia para compor os looks na mala de viagem.

Mas antes que queiram pular todas as etapas acima e focar somente nesta parte, saibam que toda estratégia, para que funcione, tem começo, meio e fim. E esta é a 5ª etapa, ou seja, estamos no fim do processo. Portanto é muito importante que as outras etapas também sejam realizadas.

Posto isto, vamos ao que interessa:

Montagem de looks

  • 1 parte de baixo deverá combinar com (pelo menos) 2 partes de cima: Uma calça combinará com uma camisa e uma camiseta, por exemplo. A probabilidade de você repetir uma parte de baixo é muito maior do que repetir uma parte de cima, então seguimos com essa proporção que te ajudará bastante.
  • Salto alto não é seu melhor amigo: a não ser que você tenha algum evento especial. Na maioria das viagens gostamos de andar para conhecer, nos perder nos cantinhos lindos das cidades, e raramente conseguimos andar muito de salto alto, certo? Mas veja, o salto não é proibido, apenas lembro que não vale a pena levar mais que um desses, já que ocupam espaço e terão pouco uso. No entanto, se você faz questão e não vive sem, dê preferência aos saltos mais baixos (até 7cm), vão te deixar elegante para um jantar e preparada para lindas caminhadas ao luar!

{Já leu o artigo 9 itens chave para tirar o peso extra da mala?}

  • Não tem costume de usar, não leve: um grande erro que cometemos quando planejamos a mala é levar peças que não temos o costume de usar na nossa rotina. Aquele vestido que você usou uma vez, aquela blusa meio apertada mas que é maravilhosa, a saia que ainda está com etiqueta… Eu compreendo que você está indo viajar e quer aproveitar para usá-las uma vez que não cabem na sua rotina, mas pense comigo: é melhor que um look na viagem seja prático, então porque você escolheria peças que não são práticas? No final das contas, ou você não vai usá-las ou usará por obrigação. Então, se não tem costume de usar, não coloque peso extra na sua mala.
  • Acessórios tem poder: eu acredito fielmente que acessórios podem transformar um look. Um brinco grande com uma camiseta, jeans e um saltinho, deixa o look arrumado. Todavia, se você mantiver a mesma combinação e compor com um colar delicado, brincos pequenos e tênis terá um look mais despojado. Portanto, minha dica nesse quesito é: invista em bons acessórios para uma viagem. Eles ocupam menos espaço e tem um grande poder de transformação.

{Já viu a matéria sobre os 5 truques infalíveis para otimizar espaço na mala de viagem?}

  • Neutrals are the new black: você ama um pretinho básico? Então você também vai amar um bom tom neutro! Suas combinações são fáceis, deixam tudo com uma carinha elegante e não parece que você está usando a mesma roupa todos os dias (diferente das cores). Por isso, tenha sempre algumas peças nos tons de bege, cinza, azul marinho, preto e/ou branco. Os looks vão se multiplicar e você vai conseguir tirar mais um poquinho daquele peso extra da mala.
  • Coordene as cores: Poucas pessoas usam somente cores neutras, portanto é muito provável que você queira adicionar um pouco de cor nas suas combinações. Quando escolhemos peças com cores marcantes para levar conosco, o melhor a fazermos é coordenar essas cores. Dessa forma você vai conseguir combinar mais peças e ter mais looks com diferentes propostas. Levar peças de cores análogas é uma ótima opção, pois facilita o processo de coordenação.
  • Tire fotos dos looks: em flatlay, no corpo, como preferir. O importante é registrar a combinação que montou. Sua memória é boa e é claro que você vai lembrar qual  combinação escolheu, só que você não vai lembrar e aquelas horas que você perdeu montando tudo terão sido em vão. Então, por via das dúvidas (e por experiência própria), tire fotos de todas as combinações que criar e faça uma pastinha no seu telefone,  para que tenha as opções sempre em mãos, de forma fácil e rápida.

Desta forma, com estas 5 etapas, você já está preparada para colocar em prática minha estratégia e montar os looks ideias para sua mala de viagem.

Tem alguma dúvida? Será um prazer responder suas questões.

Até a próxima!

Lívia.

9 thoughts on “Montando looks para a mala: aprenda tudo com essa estratégia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *